terça-feira, 6 de novembro de 2007

New York to Ithaca


O tempo vai passando...


... e posts meus nada...

Desde o meu ultimo post ja muito se passou... Prometo que vou contar uma versao incrivelmente reduzida!

Pois bem... onde ia eu? No terceiro dia em NY! Dai ate passar um mes e meio foi num instante! Fomos acordados pema mae do Rod a avisar que a AL-Qaeda tinha posto bombas radioactivas em NY! e nos em plena Times Square!!! Perante isto nao havia mt a fazer... esperar pelo autocarro para Ithaca, q so era a tarde, e rezar para que nada acontecesse!!! E foi o que aconteceu...

Confesso que morri de medo!!!

Chegamos a Ithaca e la estava a nossa espera a Ms Ingalls!!! Uma querida que nos fez companhia e que se tornou a nossa familia durante a nossa estadia!



Comecamos as nossas rotacoes em Cornell!!! A famosa Cornell!!! E la estava eu bem cedinho para fazer 2 semanas de MEDICINA INTERNA! A rotacao nao correu muito bem... tive o azar de apanhar um grupo de alunos muito competitivo (afinal estamos nos EUA) e pouco simpatico!!! E os residentes e internos idem... Alem de nao nos deixarem fazer quase nada deviam achar que somos estupidos!!! Mas a mim essas coisas nao incomodam!!! realmente o que me afligia era ter de estar no hospital as 7h da manha e sair de la as 20h e por vezes mais tarde!!! tinha o meu pager que so tocava por engano! So eu mm... Os rounds era o que de melhor se aproveitava naquele servico e os bolos que todos os dias alguem fazia e levava!



Foi extremamente cansativo... Mas o balanco ate foi positivo!


O melhor momento do dia era a hora do almoco, em que tentavamos conciliar os 3 para almocarmos juntos. Toca de sacar do tupperware feito em casa e aquecer no microondas!!! looool. E sem nunca deixar de beber um dakeles cafes optimos e gigentes tipicos dos States!!! Cafe Mocca com chantilly todos os dias!!!! e uns quilinhos a mais tambem... ao fim de 10 comprados tinhamos sp um de borla a nossa escolha... e so por acaso era sp o maior e mais caro que la havia... :p



Veio a segunda rotacao - CARDIOLOGIA - e a expectativa era grande uma vez que o Rod tinha adorado! E eu tb... :D Comecaram por nos dar 20 electrocardiogramas para interpretar sozinhos em casa e no dia seguinte cada 1 interpretar o seu! Tive a sorte de assistir a uma cirurgia deveras importante e a era a primeira vez que la iam fazer por aquele metodo! Um encerramento da persistencia do canal arterial com um dispositivo tipo chapeu de chuva!!! (para mts e chines nao??? ). Tive com a famosissima Dr. Moise que escreveu um livro super conhecido, fizemos consultas, andei de guarda com um pager atras (e por acaso um dia esqueci-me q estava de guarda e fomos todos a um jantar com uns espanhois q conhecemos e um venezuelano e n ouvi o dito pager tocar :s ), vimos milhentos ecocardiogramas, tivemos rounds mt mas mm mt bons, assistimos a provas de esforco em cavalos feitas num tapete rolante gigante (era tao violento que numa das vezes ate saltou uma ferradura e nao nos acertou por pouco...). Enquanto isto, o Rodolfo la andava pela famosa Medicina Interna e com ele as coisas tambam n foram nada faceis... O Tiago que tinha comecado com Dermatologia num servico tao calmo que por vezes so entrava ao meio dia, estas 2 semanas andou tambem atarefado em Cirurgia - Ortopedia!




Chris, Maria, Juan, Rodolfo, Eu e Tiago

Enfim... este servico tb acabou...

Nos tempos livres (que eram poucos e principalmente ao fim de semana), iamos por vezes ao Mall, a cidade dar uma volta e beber um cafe ou andavamos por la para conhecer a zona! A Ms Ingalls ainda nos levou a uma feira q houve e na qual toda que gente falava. Fomos com uma amiga dele e nao e que qdo la chegamos era uma coisa muito mas muito fraquinha... so com gente esquisita e sem nada para fazer! Simplesmente comer porcaris como um hamburger numa barraquinha nojenta, uma maca caramelizada e uns doces horriveis! o que nos salvou foi uma tempestade enorme que chegou (sim porque por aquelas bandas e mt frequente as pessoas andarem na rua com imensos raios a cortarem o ceu de segundo a segundo) e que nos fez ir a correr para o carro!


Fomos tb com a Ms Ingalls ver umas cascatas mt bonitas que haviam na zona mas a chuva novamente nao nos deixou disfrutar em pleno do passeio...

Entretanto vieram os nossos novos companheiros de casa! Dois estudantes de Sidney - Mirako e Evan - sendo ela Japonesa!!! Como eu e o Rod estavamos a mais la tivemos de sair dos nossos quartos e mevar a bagagem toda para o quarto do Tiago (que nem era propriamente um quarto mas sim a entrada da casa separada da sala por ula porta que so chegou mais tarde!). Tirando o facto de eu ter de dormir no sofa 2 semanas, em cima de molas que me espetavam constantemente as costas, ate conseguimos sobreviver!

Segui-se IMAGING (Imagiologia, ou mais concretamente Raio-x, Ecos, TAC, RM). Tinha de comecar as 8h da manha com rounds de 1h numa sala super escura a ouvir os residentes a explicarem casos da semana e a serem interrogados pelos chefes de servico (e por vezes tb nos eramos...). Tive de lutar mtas x contra o sono enquanto os meus colegas de servico por x chegavam mm a dormir!!! Mas o dia era mt bem passado! Eramos nos que tiravamos o Raio-x, posicionavamos o animal, revelavamos ( e era DIGITAL!!!! FIQUEI FASCINADA JA QUE EM PORTUGAL NUNCA TINHA VISTO!) e iamos interpretar com o residente de servico! Nas Ecos estavamos por turnos e ai so observavamos... e no fim do dia ficavam os tecnicos a fazer e nos la iamos para mais um round onde nos punham a interpretar imagens sozinhos... e aqui, tal como em cardiologia, era tratada como um aluno de la o que ajudou bastante!!! Neste servico tb tinhamos de ir, por vezes, ao hospital de cavalos e como eu adoro andava sp toda contente (mesmo que fosse uma seca o q eles estavam a fazer!).


Entretanto chegou o dia 13 de Setembro (q diq e este???)e pela primeira vez tive de passar fora de casa... e sem a minha familia... e como eu e a minha irma fazemos anos no mm dia sp comemoramos juntas!!! tenho de confessar q custou mt! o dia foi passado fechada a tirar raio-x e com pessoas a telefonar! e eu a conter as lagrimas... Mas a noite fomos jantar todos a um japones com a Mariko e o Evan, uma brasileira (Juliana) e umas espanholas residentes de anestesiologia que conhecemos no hospital (Maria e Veronica). E posso dizer que foi uma noite muito agradavel! Quando chegamos a casa era suposto ter uma surpresa (sim... era suposto... mas o rod teve de a desvendar entretanto pq teve receio que eu quisesse ir sair e n chegassemos a casa a tempo!)! A Ms Ingalls fez-me um bolo e apareceu com as velas acesas a cantar os parabens e acabamos a noite a cantar o "Five golden rings" (musica q acabou por se tornar uma tortura para os nossos ouvidos!)!


Mariko, Evan, Eu, Tiago e Rodolfo

Eu, Veronica, Maria e Rodolfo


Rodolfo, Juliana, Eu e Tiago



Muitas fotos e filmes para mais tarde recordar...

Entretanto fomos a varios jantares organizados pelos alunos com quem nos davamos melhor e uma ate nos levou de carro as Niagara Falls no Canada!!! E sem querer que pagassemos nada pema gasolinha!!! Claro esta que la fomos felizes e contentes e apesar de nao ser nada de espectacular como pensavamos, a viagem foi muito gira! Excepto mm quando no regresso somos perseguidos por 2 carros da policia (mesmo a filme e nao estou a exagerar)! ela encostou e saem logo 2 direito ao carro com umas lanternas a olhar para nos como se fossemos criminosos!!! E nos sem nos podermos mexer nem fazer qualquer movimento brusco uma vez que eles estao autorizados a disparar!!! So mm nos States... E tudo isto porque? SIMPLESMENTE PQ O FAROL ESTAVA PARTIDO!!!!!!! nao se compreende...

Rodolfo, Eu, Tiago, Carla e Evan

Enfim...

A ultima semana chegou e no ultimo dia de servico os tecnicos encomendaram pizzas para toda a gente!!! Pode-se dizer q ate foi uma despedida engracada!!!

Tambem fizemos um jantar de despedida com aqueles que fomos conhecendo por la e depois de tantos beijinhos e abracos la fomos para casa fazer as malas para voltarmos para o nosso Portugal!!!

Eu, Rodolfo e Ryane

E chegaram as despedidas... da Ms Ingalls que foi a nossa companhia e como que a nossa familia durante 1 mes e meio, da Peaches (a mini Collie que ja nos adorava e todas as noites se deitava e nos mostrava a barriga para lhe darmos festas com os pes, que nos deu imenso trabalho pelas vezes que ia ao caixote do lixo e sujava tudo e que tinha imenso medo da torradeira e se punha a ganir cada x que eu fazia um Bagel torrado), da Pumpkin (a gata que dominava aquela casa, q tinha uma cadeira que era so para ela e nem nos deixava la sentar e que nao perdia a oportunidade de se enfiar nas nossas gavetas!), da Puddy (a outra gata, bastante estranha na qual, para o nosso bem, nao podiamos tocar na cauda!), da nossa roullote (a nossa casa pre-fabricada com rodas), dos Australianos que ja se tinham tornado numa companhia importante, dos cafes, dos bagels com cream cheese, dos veados que viamos no caminho para casa, de toda a maluquice daquele hospital e dos proprios americanos...

Peaches


Pumpkin




Puddy

Era tempo de regressar e la deixamos a Ms Ingalls na estacao dos autocarros... a chorar (ela e ate nos)...


Rodolfo & Ms Ingalls
Chegamos novamente a NY para acabar as compras e passar a noite (novamente no Carter mas desta vez num quarto bem melhor!)... E la trocamos o ar puro de Ithaca pela confusao da cidade das luzes!!!


No ultimo dia de manha ainda fomos passear pelo Central Park mas logo apanhamos o autocarro para o aeroporto! Ainda com algumas horas de atraso la comecamos a viagem!

E o melhor??? LA SAIMOS POR AQUELA PORTA FANTASTICA QUE DIZ "CHEGADAS" E ENCONTRAMOS OS NOSSOS PAIS A VIREM A CORRER DIREITO A NOS! (sim Joana... e tu a correres a pato!!!! :p ) lol ate chorei!!!

E tinha acabado esta nossa aventura ha tanto planeada...


Eu que tinha prometido ser breve ja exagerei um bocadinho... mas resumir um mes e meio de tantas experiencias e complicado...

Quanto à falta de acentos no texto... estes teclados sao diferentes e nao e propriamente facil po-los...

Espero que tenham resistido ate ao final... Vou tentar actualizar mais frequentemente para os posts serem mais pequenos!!!!

Beijinhossss enormes para todos

Estou a morrer de saudades!!!!!!!

Sem comentários: