quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Proxima paragem: LYON

Apos apenas uma semana em Portugal (bastante cansativa uma vez que tinha imensas coisas para tratar relativalente ao estagio e ao ERASMUS, parti o aparelho e andei sp por Lx para o arranjar, fui c as cadelas ao Vet pq entretanto tiveram as 2 de ser operadas tendo a minha ficado mm internada com um tumor no utero, fiz um jantar com familia e alguns amigos para comemorar os anos ja um bocadinho tarde... enfim nao parei!)... Chegou o dia de partirmos novamente para fora!

1 de Outubro de 2007 pela manha bem cedo a familia Lage la se encontrou com a familia Leal para mais uma despedida! Apos uns incidentes no check-in (que nem vou contar pq me deixam completamente irritada e estao mt bem explicados no blog do Rod http://www.para-ir-recordando.blogspot.pt/) la tivemos de dizer adeus... desta x custou mm mt! Sao 4 meses por terras francofonas, so voltamos no Natal e 1 semana nao deu mm para matar as saudades! Eu so queria mm desistir!!! Chorei mm mt... Acho que consegui deixar todos a chorar e bastante atormentados... Ate o Assuncilo (nosso fiel amigo que nos vai dar sp um grande apoio e um grande ate ja ao aeroporto... tens sido um querido!!!) estava um pouco apatico!!! lol O que e que eu podia fazer... nao queria mm ir embora...

Fomos os ultimos a embarcar e ate ouvimos os nossos nome para nos despacharmos para o aviao!!!

Fui a viagem quase toda a chorar e nem a simpatia das hospedeiras nem a atencao do Rodolfo fizeram efeito...

Aterramos e la fiquei meia apatica agarrada a um lenco a espera que o Rod trouxesse as malas... Foi um dia horroroso! Eu com 30kg na mala, mais uns 15kg num saco as costas (q gentilmente o rod trocou cmg) mais um saco cama... tivemos de apanhar um autocarro ate Lyon (q demora 50 min), depois o metro e dps outro autocarro ate perto de Marcy L'Etoile! E voila!!! Chegamos a Ecole Nationale Veterinaire de Lyon (ENVL). Tivemos de procurar a coordenadora de ERASMUS, tratar da residencia e receber a chave do qurto e pior... o quarto nao tinha nada!!! Toca de ir as compras com uma assistente de cirurgia de ca que nos conhecemos em Cornell! Comprar comida, pratos, talheres, tachos, detergentes, edredon, cobertor... TUDO!

Residencia CROUS


Tarefa superada!!!!
No primeiro dia de servico andamos um pouco perdidos ja que a nossa professora orientadora pouco quis saber de nos (e so hj... passado um mes e tal me perguntou se estava a gostar!!!) mas tambem isso resolvemos!
Eu comecei com o servico de Medicina, tal como o Rodolfo, mas enquanto eu estava 2 semanas em consultas especializadas como Neurologia, Cardiologia, Dermatomogia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Cancerologia, Hematologia, Pneumologia e Comportamento Animal, o Rod fazia 2 semanas de Medicina Interna. Durante a tarde ficavamos pelo Hospital a ajudar nos tratamentos e no que fosse necessario!


Passadas as 2 semanas trocamos de servico ficando eu na medicina interna e ele nas consultas especializadas! Assim fazemos sp um mes e cada servico!!!!!

As coisas aqui correram melhor do que estavamos a espera! tinham-nos avisado que os franceses nao eram mt simpaticos e que aqui nao gostavam muito de ERASMUS mas ate correu tudo bem! apanhamos uns grupos de alunos mais simpaticos que outros mas isso acontece em todo o lado! Pelo menos os profs aqui sao impecaveis (a exepcao da monstra de neurologia!!!). Os alunos fazem as pre-consultas (e nos por x tb) e dps apresentam o caso com os donos ao pe numa sala com o prof e nos todos assistimos. Ha sp um interno a supervisionar e um aluno T1PRO (que corresponde ao nosso estagiario).

Tem sido muito bom e sinto que temos aprendido e denvolvido muito o nosso raciocinio!

Na maioria dos fins de semana nao temos de ajudar no hospital por isso aproveitamos sp para ir a Lyon dar uma volta e conhecer bem a cidade! Sp arejamos e mais que nao seja comemos os optimos crepes com nutella!!!!







Entretanto conhecemos outros ERASMUS! A Bieke e a Annelies (2 raparigas de Gent), a Suzanne (austriaca), o Pablo (de Madrid) e eu ate tenho duas amigas marroquinas que me vem sp dar um beijnho (nao da para escrever o nome pq eu nem sequer ainda percebi como e q uma delas se chama!). Temos ca tb uma residente em cavalos portuguesa, a Susana, que estava no 5° ano qdo nos entramos para a FMV! Tambem tem sido uma querida e ate ja fomos varias x a casa dela para jantar ou so dizer ola!

Bieke, Eu, Annelies e Rodolfo

Fizeram uma festa aqui em Lyon prepositadamente para os estudantes estrangeiros e nos como verdadeiros ERASMUS q somos nao faltamos! Com jogos, concerto e Dj frances a mistura ate nem foi mau de todo! Melhor so mm as BOM (ou la como se escreve) que sao as festas q eles fazem na residencia as 6as feiras de 15 em 15 dias! Uma verdadira loucura ula vez que estes franceses sob o efeito do alcool sofrem uma metamorfose autentica!!! Mas nao deixa de ter a sua piada...

E com tudo isto um mes ja se passou...

E as saudades cada vez sao maiores!!!!!!!

Quero ir para casa!!!!!!

1 comentário:

Ricardo disse...

Mafaroca... Ai esses crepes... LOL... Tens que trazer a receita para termos disponíveis no nosso HVM... LOL... :p