domingo, 2 de dezembro de 2007

Fim do mês de CIRURGIA

Entretanto a segunda semana de bloco de cirurgia acabou!

Foi completamente cansativa, os alunos não queriam ficar a ajudar depois do almoço e sobrou sempre para mim e para a Annelies que todos os dias, mesmo sem almoçar ficavamos até ao final!!! Em média 10h por dia seguidas sem comer e sempre em pé... pois é! Acho que consegui habituar o meu estômago a isto...

Mas mais uma vez valeu a pena... simplesmente ADOREI!!! E eu que nem era grande fã de cirurgia!!!

Fazendo o plano da situação:
  • 2a feira:

Cirurgia abdominal num Rato (O rato era de uma aluna que ficou a assistir a cirurgia e eu era a ajudante! Digamos que o animal tinha um grande tumor no abdomen e bem aderente e o Fabian (residente de cirurgia) tirou tudo mas sempre avisando que não sabia se o animal sobreviveria... Pois é... dps de tudo tirado e tudo suturado... a Annelies q estava a controlar a anestesia diz-me: Mafalda ele respira? Não... tinha deixado de respirar!!! Nem com massagem cardiaca e oxigenio e muito esforço o rato sobreviveu... Foi um bocadinho triste porque a aluna só chorava... Eu só conseguia mm olhar para o rato e ver se de repente ele recomeçava a respirar... mas não... enfim... estas coisas acontecem...).

Hérnia diafragmática num gato (bastante interessante até porque foi a primeira vez que vi!!!)

  • 3a feira (dia de anos do Pai e Soirée dedicada aos Erasmus)

O dia começou com uma Toracotomia com Lobectomia pulmonar! Demorou horas! A manha inteira e nem mm dps do almoço tinham acabado! E nós sem conseguir ver nada... Não foi das melhores coisas...

Fibrosarcoma num gato

Hérnia perineal num cão

Já eram 18h30 e eu que ainda não tinha feito nenhum prato tradicional portugues para levar para a Soirée!!! Foi mesmo sair a correr e fazer qq coisa com o que tinha em casa!! E lá fiz o belo do "Pastelão" que eu nem sabia que existia!!! A Soirée tb foi bastante engraçada... com todos os Erasmus cá da faculdade e com outros alunos que quiseram aparecer!!! Mais uma oportunidade para conhecer novas pessoas!

  • 4a feira

Outro fibrosarcoma num gato!

Este dia foi relativamente mais calmo.

  • 5a feira

Chalazion

Exérese de uma massa a nível da coxa (e que era completamente nojenta!!! Parecia que a cadela tinha um testículo com pêlos tipo cacto pendurada na perna!!! lol)

Tumor mamário em 2 ratos (que eu também ajudei e que tiveram um final mais feliz que o do outro pobre coitado!)

Depois de tudo acabado fui para casa preparar as malas para no dia seguinte voar para Portugal!!!!! :D (e assim baldei-me na 6a feira e na 2a seguinte mas ninguem sabe disso... :P)

E assim acabou o meu mês de Cirurgia!!!! Next stop: Imagerie!

2 comentários:

Rodolfo disse...

la la la la la (que blog triste...ja nao é actualizado há anos!)

Rodolfo disse...

Bah..que seca!